terça-feira, 26 de julho de 2011

Secretaria de Segurança Comunitária faz balanço das apreensões de pipas com cerol

Respaldada pela Lei Municipal nº 8.471, de março de 2008, a operação da Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco) para apreensão de pipas na cidade resultou entre os meses de junho e julho, até esta data (26/07), em autuações a 85 pais ou responsáveis por crianças e jovens que foram flagradas utilizando o material proibido.
A multa é no valor de R$ 1.216,71. Uma dessas apreensões, inclusive, surpreendeu os fiscais e guardas civis, pois um jovem utilizava uma linha preparada com pó de metal, mais perigosa que o próprio cerol – conhecida como linha chilena.
O flagrante se deu no final de junho num bairro da Zona Norte, onde foram apreendidas dezenas de pipas, mesmo antes do início das férias escolares. Conhecida como “linha chilena”, o material é uma grande ameaça e é feito a base de óxido de alumínio, com seus fragmentos sendo altamente cortantes.
Neste balanço, segundo a Sesco, foram retiradas da rua 160 pipas com linha cortante, 153 latas de cerol e 13 recipientes com cola e vidro moído. Vários estabelecimentos comerciais, principalmente papelarias, foram vistoriados no mesmo período, mas em nenhum deles foi constatada a venda de produtos destinados à produção do cerol. Foram percorridos 47 bairros.
A Sesco informa que dará continuidade à fiscalização de empinadores de pipa e que a Guarda Civil Municipal (GCM) continua aceitando convite de escolas para a realização de palestras da campanha “Soltar pipa com cerol não é brincadeira”. Os interessados devem agendar o evento junto ao departamento de comunicação da GCM, por intermédio do e-mail anrocha@sorocaba.sp.gov.br.
Os contatos também podem ser feitos pelo telefone (15) 3238.2536, ramal 1211. Nas palestras, guardas civis destacam os riscos pelo uso da linha cortante e mostram dados sobre o número de apreensões e autuações por causa das pipas com cerol.

Fonte: Secretaria de Comunicação