quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Perigo do Cerol

Nesta época do ano, com a chegada das férias e os ventos do inverno, o céu claro ganha o colorido das pipas, mas, em alguns casos, a brincadeira mal feita pode causar vítimas na terra. É o uso das linhas com cerol, material feito de cola e vidro moído, que causa os acidentes. Para muitas crianças empinar pipa com cerol não passa de uma brincadeira, mas a ação pode matar.

Diante disso, todo período de inverno a Guarda Civil Municipal e os fiscais da Secretaria de Segurança Comunitária de Sorocaba entram em forte campanha nas ruas para o patrulhamento contra esse crime. A ação ocorre também em escolas, realizando palestras aos alunos sobre o perigo do uso desse material e do pagamento da multa pelos pais, em caso de flagrante. Nestas blitzes há ainda a apreensão do material proibido.

Quem sofre com o cerol?

As principais vítimas são ciclistas e motoqueiros, mas o perigo também pode atingir pedestres. A linha com cerol esticada se transforma, com o poder de corte do vidro moído ou do pó de ferro (a chamada 'linha chilena', que utiliza óxido de alumínio), em uma espécie de navalha. Se atingir o pescoço, o ferimento pode ser fatal.

Punições previstas em lei

Os estabelecimentos que vendem o cerol descumprem a Lei Municipal nº 5.531, de 21 de novembro de 1997, que proíbe a comercialização e o uso do cerol ou de qualquer material cortante em linhas ou fios usados para empinar pipas. O estabelecimento é autuado por desvio de função/atividade e interditado até que o proprietário regularize a situação.

Outra lei, a de nº 8.471, de 16 de maio de 2008, proíbe o uso do cerol em toda a cidade. O infrator, neste caso, paga uma multa no valor atual de R$ 1.216,71 e seu material é apreendido. Quando o infrator for menor de idade, é encaminhado para a Delegacia da Infância e Juventude e, neste caso, os pais ou responsáveis devem pagar a multa.

Segundo a Secretaria de Segurança Comunitária, há intensificação da fiscalização nos períodos de férias escolares, porém, é visível que a utilização do cerol diminuiu bastante após a colocação em prática da legislação de 2008.